Hélio Engholm Jr

Especializado em Engenharia de Software

Emitir conta UC

Introdução

Este artigo tem por finalidade, demonstrar detalhes relacionados à modelagem Orientada a Objetos com UML do Caso de Uso Emitir Conta de Restaurante. Esta modelagem será incluída em especificação de Caso de Uso a ser fornecida à equipe de desenvolvimento de software, para que possa ser implementada no sistema OO denominado e-Restaurante.

 

Cenário do exemplo

A equipe relacionada ao desenvolvimento do sistema destinado a automação dos processos relativos a restaurantes, identificou uma série de Casos de Uso para o mesmo.

Abaixo apresentamos a modelagem UML do Caso de Uso Emissão de conta em restaurante.

Escopo do Caso de Uso: Emissão de Conta em Restaurante

A partir dos requisitos do usuário/cliente, identificam-se os casos de uso do sistema. Neste exemplo, iremos analisar o caso de uso referente à emissão de conta em um restaurante.

Atores

Para este caso de uso, foi identificado um único Ator, Funcionário do Caixa que encontra-se representado no Diagrama de Caso de Uso representado no início deste artigo.

Diagrama de Atividades

Após gerar o Diagrama de Casos de Uso, pode-se utilizar o Diagrama de Atividades para descrever com detalhes cada um dos  Casos de Uso identificados.

Para tanto, necessitamos de maiores detalhes sobre o processo de emissão de conta.

Detalhes relacionados à emissão de conta

A fim de emitir a conta referente a uma mesa, precisamos:

  • Informação de qual mesa se deseja encerrar a conta;
  • Quais itens foram consumidos na mesa e qual o valor de cada um;
  • Realizar processamento e emitir a conta;
  • Registrar que o consumo da respectiva mesa está encerrado.

A partir destas informações, podemos produzir o Diagrama de Atividades relacionado a este caso de uso, abaixo.

Emitir conta - AtividadesDiagrama de Classes

Outro diagrama extremamente importante na Modelagem Orientada a Objetos é o Diagrama de Classes. Inicialmente, na fase de Análise, são gerados diagramas de classes que identificam os tipos de objetos candidatos do sistema e algumas propriedades/métodos, ficando para a fase do Design o detalhamento completo das classes.

A análise dos quesitos do sistema, através ou não dos diagramas de Caso de Uso e de Atividades, leva-nos a identificar os objetos envolvidos e necessários para o desenvolvimento da aplicação que contemplam a ações de negócio.

Na modelagem do sistema, devemos então considerar para determinação dos objetos do mesmo:

  • Quais objetos do mundo real (do negócio) devemos representar no sistema;
  • Devemos guardar dados de quais objetos no sistema;
  • Como os objetos identificados se relacionam.

Isto nos leva a primeira versão do diagrama de classes do caso de uso, sendo ela:

Diagrama de classes simplificado

Na fase de Design devemos ter diagramas de classe detalhados a serem entregues às equipes de desenvolvimento. Deste modo devemos realizar uma análise mais detalhada nesta fase, para que possamos identificar as propriedades e métodos das classes, viabilizando a correta implementação do sistema.

Esta fase nos levaq ao seguinte diagrama de classes, muito mais detalhado especificando todas as propriedades e métodos das classes, se são do tipo privado (-) ou público (+) e o tipo de cada propriedade (int, double, …).

Diagrama de classes detalhado

Diagrama de Seqüência

Diagramas de Seqüência mostram as interações seqüenciais entre objetos e pode ser utilizado para o entendimento do fluxo de controle da aplicação.

Abaixo, temos o Diagrama de Seqüência do caso de uso sendo modelado neste exemplo.

Comentários finais

Foram apresentados neste artigo, quatro diagramas UML necessários para uma boa documentação/especificação de uma funcionalidade (Caso de Uso) a ser implementada pelo sistema exemplo (e-Restaurante), sendo eles: Casos de Uso, Atividades, Classes e Seqüência.

Existem outros diagramas UML (Objetos, Estados, Colaboração, Implantação e de Componentes) que podem ser utilizados no Ciclo de Desenvolvimento de Sistemas, cada um com sua finalidade específica. Devido ao trabalho envolvido na documentação de sistemas, alguns diagramas não são efetivamente confeccionados.

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2 Responses so far.

  1. Ítalo Vega disse:

    Prezado sr. Hélio: entendo que, de forma intuitiva, Mesa, Conta e ItemDeCardapio sejam classificadores apropriados para conduzir a atividade de análise. Gostaria da sua ajuda no sentido de compreender como alcançar o nível de abstração de design. Quais técnicas posso utilizar para “enxergar” os atributos de um objeto da classe Mesa? Da mesma forma, como faço para ter clareza em relação às suas operações? Da mesma forma chego ao refinamento das demais classes?
    Agradeço por me fazer refletir sobre tais questões no seu artigo.




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